sexta-feira, 29 de maio de 2020

JOAQUIM IGNÁCIO DANTAS RIBEIRO



Joaquim Ignácio Dantas Ribeiro, filho de Ignácio Ribeiro Dantas e  Maria Joaquina Ribeiro Dantas, nasceu em São José do Mipibu (RN)no dia 22 de fevereiro de 1871. Casou-se com Elcidia Macedo Dantas Ribeiro.
Bacharel pela Faculdade de Direito de Recife, colou grau em 1893. Iniciou sua carreira como promotor público, em Registro (SP), em 1893. No ano seguinte, foi nomeado promotor público em São José dos Pinhais. Em 29 de fevereiro de 1896, foi nomeado juiz de direito, permanecendo na mesma comarca. Em outubro de 1896 foi removido para a comarca de Cerro Azul. Judicou também  nas comarcas de Guarapuava, Jaguariaíva e Castro.
Em 1920, foi removido para a Capital do Estado. No dia 26 de novembro de 1920 foi nomeado desembargador. No magistério, lecionou a disciplina de Direito Civil, Comercial e Constitucional na Faculdade de Direito da Universidade do Paraná.
Aposentou-se em setembro de 1923.
Em 1925 foi para São Paulo, onde advogou por três anos.
Faleceu em 21 de julho de 1928, em São Paulo (SP).
É patrono do Fórum de Assis Chateaubriand.
FONTE TJPR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
AMO A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS, COMO AMO AO MEU PRÓXIMO COMO A MIM MESMO. MINHA SANTA PROTETORA É NOSSA SENHORA DOS IMPOSSIVEIS

Minha lista de blogs